Título Desafio Virtual
O que? Projeto desenvolvido inicialmente
para a inclusão digital de alunos da rede estadual/SP sem vivência digital.
Hoje é aplicado para qualquer nível de ensino na busca e na oferta de opções
tecnológicas no dia a dia escolar
Para que? Sanar dificuldades no processo do ensino
e da aprendizagem, auxiliando o trabalho em sala de aula de modo colaborativo,
dando incentivo ao uso de novas tecnologias como ferramenta pedagógica
Como? Através de atividades offline e
online voltadas às diversas áreas do conhecimento, com estratégias estruturadas
no tempo x espaço (n° de participantes x n° de máquinas conectadas à internet),
com possibilidade de interação entre escolas participantes
Quando? Aplicadas ao menos uma vez por semana
com duração de 15 minutos cada sessão (de três atividades). Com quatro semanas
de atividades para exercício, dividas em três blocos de cinco minutos para cada
atividade. Sendo na quinta semana desenvolvido em quinze minutos corrido para
as três atividades. Obs. Planilha de acompanhamento utilizada em todas as
sessões.
Quem?
Professor e, ou, mediador capacitado para sua aplicação
Onde? Sala (acessa escola, outros) com
computadores conectados à internet
Como aplicar o Desafio Virtual - Tutorial
O Desafio Virtual está estruturado na
estratégia metodológica do tempo/espaço (15 minutos x número de máquinas
conectadas à internet). Deve ser utilizado o tempo de 15' para a execução de
atividades predeterminadas, quando a cada desafio vencido passa-se para
outro desafio, com a verificação do mediador
corroborando a finalização da atividade e autorizando o inicio da próxima. O
cálculo é simples: 45 (alunos) x 15’= 675’/4 (n° de máquinas)= 169’= 2 horas e 49 minutos,
total do tempo mínimo necessário ao desenvolvimento das atividades, sabendo-se
que há o deslocamento e substituição dos participantes, o que acresce um tempo
a mais no cálculo final, que dependerá da organização do mediador junto ao seu
auxiliar. O mediador necessita estar atento no desenvolvimento das atividades,
ele é responsável pelas anotações da planilha (disponível por e-mail) de controle e verificação para
troca dos desafios, enquanto o auxiliar fica responsável por trazer uma turma e
levar a outra. O que deve acontecer minutos antes da troca de turmas. O ideal é que as atividades do desafio estejam abertas em janelas e sejam minimizadas as
que não estiverem sendo executadas. As primeiras atividades, que dão base para
os grupos que não conhecem o desafio são a seguinte: O
jogo da memória; Jogo da Matemática e a Torre de Hanói, acrescentando o Teste
Chinês (Só para Crânios), como opção para os participantes que se destacam e
necessitam de estímulo adicional. Entretanto, a Torre de Hanói que normalmente
deveria ser trabalhado até o nível de cinco pinos, poderá ir até esgotar o
tempo da 3° fase, deixando o desafiante chegar ao seu limite, no tempo
predeterminado. Lembrando que o Desafio Virtual está estruturado em três fases
de 5 (cinco) minutos para cada atividade. Sendo que, quando o desafiante
conseguir concluir a primeira atividade, deverá ser oferecido a próxima e assim
por diante. Cada fase está limitada por 5 (cinco) minutos, oferecendo a
oportunidade do participante mudar de atividade independentemente de tê-la
concluído, a cada cinco minutos. Utilizando três semanas na aplicação do
desafio e na quarta semana o tempo de 15’ deve correr sem interrupções,
provocando o desafiante a vencer cada desafio e somente assim poderá mudar de
atividade. Ocorrerão situações em que o participante ficará “preso” em um dos
desafios, nesta fase, não poderá mudar a atividade sem concluí-la. O jogo da
memória abre o desafio levando o
desafiante ao "desespero", afinal ele precisará de concentração,
memorização, agilidade e destreza motora (fina) e mental. Este desafio dá suporte necessário às próximas atividades, que é
a concentração no trabalho a ser executado. O Jogo da Matemática utiliza-se de
atividades práticas de raciocínio rápido e desenvolve o cálculo mental através
de exercícios básicos da matemática, como: adição, subtração, divisão e multiplicação.
A Torre de Hanói, atividade de raciocínio lógico, oportuniza ao desafiante
sobrepor seus limites, desenvolvendo trabalho mental de relevância na solução
de problemas. O Teste Chinês, puro raciocínio lógico, leva o praticante a
leitura, interpretação e a “loucura", suas indicações para solucioná-los,
são muitas vezes quebradas, independentemente de entendê-las e, ou
compreende-las, mas, produzem reflexões pertinentes na construção de uma
solução para o desafio, oferecendo a oportunidade na sua elaboração de uma
construção mental concisa e eficaz, desenvolvendo habilidades mentais e
fortalecendo competências estratégicas na solução de problemas. Todas essas
atividades podem ser aplicadas a qualquer idade, podendo destacar praticantes
infantis em meio a praticantes adultos, corroborando que, independente da idade
mental, pode ser desenvolvido qualquer desafio e suplantá-lo
quando estimulado adequadamente. Fortalece e estimula o interesse nas
atividades em sala de aula. E quando correspondentemente trabalhadas (as
atividades de sala de aula) e interligadas ao desafio os resultados são
desafiadores.
Bom desafio.
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