Desafio Virtual

Título               Desafio Virtual

O que?            Projeto desenvolvido inicialmente para a inclusão digital de alunos da rede estadual/SP sem vivência digital. Hoje é aplicado para qualquer nível de ensino na busca e na oferta de opções tecnológicas no dia a dia escolar

Para que?       Sanar dificuldades no processo do ensino e da aprendizagem, auxiliando o trabalho em sala de aula de modo colaborativo, dando incentivo ao uso de novas tecnologias como ferramenta pedagógica

Como?            Através de atividades offline e online voltadas às diversas áreas do conhecimento, com estratégias estruturadas no tempo x espaço (n° de participantes x n° de máquinas conectadas à internet), com possibilidade de interação entre escolas participantes

Quando?        Aplicadas ao menos uma vez por semana com duração de 15 minutos cada sessão (de três atividades). Com quatro semanas de atividades para exercício, dividas em três blocos de cinco minutos para cada atividade. Sendo na quinta semana desenvolvido em quinze minutos corrido para as três atividades. Obs. Planilha de acompanhamento utilizada em todas as sessões.

Quem?          Professor e, ou, mediador capacitado para sua aplicação

Onde?            Sala (acessa escola, outros) com computadores conectados à internet


Site                 http://pindatic.blogspot.com.br/


Como aplicar o Desafio Virtual - Tutorial

O Desafio Virtual está estruturado na estratégia metodológica do tempo/espaço (15 minutos x número de máquinas conectadas à internet). Deve ser utilizado o tempo de 15' para a execução de atividades predeterminadas, quando a cada desafio vencido passa-se para outro desafio, com a verificação do mediador corroborando a finalização da atividade e autorizando o inicio da próxima. O cálculo é simples: 45 (alunos) x 15’= 675’/4 (n° de máquinas)= 169’= 2 horas e 49 minutos, total do tempo mínimo necessário ao desenvolvimento das atividades, sabendo-se que há o deslocamento e substituição dos participantes, o que acresce um tempo a mais no cálculo final, que dependerá da organização do mediador junto ao seu auxiliar. O mediador necessita estar atento no desenvolvimento das atividades, ele é responsável pelas anotações da planilha (disponível por e-mail) de controle e verificação para troca dos desafios, enquanto o auxiliar fica responsável por trazer uma turma e levar a outra. O que deve acontecer minutos antes da troca de turmas.  O ideal é que as atividades do desafio estejam abertas em janelas e sejam minimizadas as que não estiverem sendo executadas. As primeiras atividades, que dão base para os grupos que não conhecem o desafio são a seguinte: O jogo da memória; Jogo da Matemática e a Torre de Hanói, acrescentando o Teste Chinês (Só para Crânios), como opção para os participantes que se destacam e necessitam de estímulo adicional. Entretanto, a Torre de Hanói que normalmente deveria ser trabalhado até o nível de cinco pinos, poderá ir até esgotar o tempo da 3° fase, deixando o desafiante chegar ao seu limite, no tempo predeterminado. Lembrando que o Desafio Virtual está estruturado em três fases de 5 (cinco) minutos para cada atividade. Sendo que, quando o desafiante conseguir concluir a primeira atividade, deverá ser oferecido a próxima e assim por diante. Cada fase está limitada por 5 (cinco) minutos, oferecendo a oportunidade do participante mudar de atividade independentemente de tê-la concluído, a cada cinco minutos. Utilizando três semanas na aplicação do desafio e na quarta semana o tempo de 15’ deve correr sem interrupções, provocando o desafiante a vencer cada desafio e somente assim poderá mudar de atividade. Ocorrerão situações em que o participante ficará “preso” em um dos desafios, nesta fase, não poderá mudar a atividade sem concluí-la. O jogo da memória abre o desafio levando o desafiante ao "desespero", afinal ele precisará de concentração, memorização, agilidade e destreza motora (fina) e mental. Este desafio dá suporte necessário às próximas atividades, que é a concentração no trabalho a ser executado. O Jogo da Matemática utiliza-se de atividades práticas de raciocínio rápido e desenvolve o cálculo mental através de exercícios básicos da matemática, como: adição, subtração, divisão e multiplicação. A Torre de Hanói, atividade de raciocínio lógico, oportuniza ao desafiante sobrepor seus limites, desenvolvendo trabalho mental de relevância na solução de problemas. O Teste Chinês, puro raciocínio lógico, leva o praticante a leitura, interpretação e a “loucura", suas indicações para solucioná-los, são muitas vezes quebradas, independentemente de entendê-las e, ou compreende-las, mas, produzem reflexões pertinentes na construção de uma solução para o desafio, oferecendo a oportunidade na sua elaboração de uma construção mental concisa e eficaz, desenvolvendo habilidades mentais e fortalecendo competências estratégicas na solução de problemas. Todas essas atividades podem ser aplicadas a qualquer idade, podendo destacar praticantes infantis em meio a praticantes adultos, corroborando que, independente da idade mental, pode ser desenvolvido qualquer desafio e suplantá-lo quando estimulado adequadamente. Fortalece e estimula o interesse nas atividades em sala de aula. E quando correspondentemente trabalhadas (as atividades de sala de aula) e interligadas ao desafio os resultados são desafiadores.
Bom desafio.

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